DEUS
colaboração: Judas Tadeu
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvMCEFcWN_cey-rrLaJlJRp5JZUvpC5CbYuqWdkzKaSLjjNwdEDeVSZCPWOPXHPGoLTc4Tl_wAyUsO1CeDt_MDfHOfHNqbI9NPepLjvemlqzTzIKOq-OFr_PatC7hofJmo7FJlrMZIz3Y/s400/DEUS.jpg)
DEUS
1- DEUS E O INFINITO:
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Deus é infinito em suas perfeições.
2- PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS:
A prova da existência de Deus pode ser encontrada num axioma aplicado às ciências: “não há efeito sem causa”.
Basta procurar a causa de tudo o que não é obra do homem para que a razão responda quem é o autor das obras da Criação.
O universo existe. Tem, portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa; é admitir que o nada pode fazer alguma coisa grandiosa como o universo.
Os homens trazem em si um sentimento inato e intuitivo da existência de Deus. Trata-se de uma noção natural do princípio que diz que não há efeito sem causa.
Essa noção não é o efeito da educação, nem o produto das idéias adquiridas. É um senso, um sentimento universal encontrado inclusive nos povos selvagens.
Admitir que a matéria criou a si mesma e por si as coisas existentes no universo é negar que existe uma causa para a existência da matéria ou tomar o efeito pela causa.
As propriedades da matéria são em si mesmas um efeito. Elas necessariamente devem ter uma causa. Além disso, nenhum homem de bom senso pode considerar que o acaso, que é cego, ou o nada, que nada produz, seja um ser inteligente.
A harmonia que regula as forças do universo revela combinações e fins determinados. Por isso mesmo, mostra a existência de um poder inteligente.
Além disso, a existência de Deus, como causa primária, inteligência suprema ou superior a todas as outras, pode ainda ser identificada no provérbio que diz: “pela obra se conhece o autor”. Assim, basta ver a obra da Criação para identificar o seu autor.
Somente o homem orgulhoso, que vive na incredulidade e se considera um espírito forte, não admite a existência de Deus. Mas, o poder da inteligência de Deus se revela através de Suas obras. As coisas existentes na Natureza atestam que a causa primária está numa inteligência superior à da humanidade.
Na realidade, a própria inteligência humana decorre de uma causa primária, de uma inteligência superior, que é a causa primária de todas as coisas.
3- ATRIBUTOS DA DIVINDADE:
O homem só compreenderá a natureza íntima de Deus e o mistério da Divindade quando seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria. Somente quando seu espírito tiver atingido a perfeição espiritual, poderá ver e compreender a Deus.
Mas, no estágio atual de progresso, o homem, pelas Obras de Deus, pode deduzir os Seus atributos.
Para se ter uma idéia completa desses atributos, pode-se dizer que Deus:
É eterno, pois não teve começo e nem terá fim.
É imutável, dada a estabilidade existente nas Leis do Universo.
É imaterial, porque não está sujeito às transformações da matéria.
É único, dada a unidade na organização da Obra da Criação.
É Todo-Poderoso, pela grandiosidade das coisas que criou.
E é soberanamente justo e bom, porque as Leis divinas refletem uma justiça e uma bondade inigualáveis.
Basta o homem apelar à razão para compreender que Deus possui todas as perfeições num grau supremo. E por estar acima de todas as coisas, não está sujeito às vicissitudes e nem às imperfeições.
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DEUS
1- DEUS E O INFINITO:
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Deus é infinito em suas perfeições.
2- PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS:
A prova da existência de Deus pode ser encontrada num axioma aplicado às ciências: “não há efeito sem causa”.
Basta procurar a causa de tudo o que não é obra do homem para que a razão responda quem é o autor das obras da Criação.
O universo existe. Tem, portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa; é admitir que o nada pode fazer alguma coisa grandiosa como o universo.
Os homens trazem em si um sentimento inato e intuitivo da existência de Deus. Trata-se de uma noção natural do princípio que diz que não há efeito sem causa.
Essa noção não é o efeito da educação, nem o produto das idéias adquiridas. É um senso, um sentimento universal encontrado inclusive nos povos selvagens.
Admitir que a matéria criou a si mesma e por si as coisas existentes no universo é negar que existe uma causa para a existência da matéria ou tomar o efeito pela causa.
As propriedades da matéria são em si mesmas um efeito. Elas necessariamente devem ter uma causa. Além disso, nenhum homem de bom senso pode considerar que o acaso, que é cego, ou o nada, que nada produz, seja um ser inteligente.
A harmonia que regula as forças do universo revela combinações e fins determinados. Por isso mesmo, mostra a existência de um poder inteligente.
Além disso, a existência de Deus, como causa primária, inteligência suprema ou superior a todas as outras, pode ainda ser identificada no provérbio que diz: “pela obra se conhece o autor”. Assim, basta ver a obra da Criação para identificar o seu autor.
Somente o homem orgulhoso, que vive na incredulidade e se considera um espírito forte, não admite a existência de Deus. Mas, o poder da inteligência de Deus se revela através de Suas obras. As coisas existentes na Natureza atestam que a causa primária está numa inteligência superior à da humanidade.
Na realidade, a própria inteligência humana decorre de uma causa primária, de uma inteligência superior, que é a causa primária de todas as coisas.
3- ATRIBUTOS DA DIVINDADE:
O homem só compreenderá a natureza íntima de Deus e o mistério da Divindade quando seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria. Somente quando seu espírito tiver atingido a perfeição espiritual, poderá ver e compreender a Deus.
Mas, no estágio atual de progresso, o homem, pelas Obras de Deus, pode deduzir os Seus atributos.
Para se ter uma idéia completa desses atributos, pode-se dizer que Deus:
É eterno, pois não teve começo e nem terá fim.
É imutável, dada a estabilidade existente nas Leis do Universo.
É imaterial, porque não está sujeito às transformações da matéria.
É único, dada a unidade na organização da Obra da Criação.
É Todo-Poderoso, pela grandiosidade das coisas que criou.
E é soberanamente justo e bom, porque as Leis divinas refletem uma justiça e uma bondade inigualáveis.
Basta o homem apelar à razão para compreender que Deus possui todas as perfeições num grau supremo. E por estar acima de todas as coisas, não está sujeito às vicissitudes e nem às imperfeições.
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